Maple Bear Vitória
/
mai 26, 2022“Meu Dinheirinho”: Maple Bear alia curiosidade e conhecimento prático na Educação Financeira
AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Maple Bear Vitória
/
mai 26, 2022AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Educação
COMPARTILHE
Ter fluência genuína em um segundo idioma abre muitas oportunidades, tanto no Brasil como no
exterior. Neste cenário, o inglês, especialmente, tem um papel fundamental, sendo a língua
predominante nas trocas internacionais nas áreas de ciência, tecnologia, educação, cultura e
negócios de forma geral. O avanço da globalização e a transformação digital deram ainda mais
relevância a esse papel, visto que a comunicação, mesmo a milhares de quilômetros, passou a ser
instantânea e extremamente acessível.
Chegar a uma fluência verdadeira, porém, demonstra-se um grande desafio, ainda mais no contexto
educacional e cultural brasileiro, pouco acostumado ao exercício de uma segunda ou até terceira
língua como ocorre na Europa e no Canadá.
Um caminho que vem apresentando ótimos resultados é a educação bilíngue por imersão. Nela, os
alunos são expostos ao segundo idioma desde cedo, o que os estimula a pensarem e sentirem em
dois idiomas em vez de apenas “traduzirem” o que dizem, leem ou escrevem. Isso permite que eles
se relacionem de maneira diferente e única com as situações que vivem em cada uma das línguas.
Essa abordagem permite também uma adaptação mais natural a diferentes culturas. Isso porque o
bilinguismo vai muito além de entender outra língua: ele pressupõe compreender todo o contexto
que existe e que pode ser expresso por uma língua. Quando levamos em conta uma mesma língua
falada em dois países diferentes (Brasil e Portugal, por exemplo), perceberemos sutilezas e detalhes
que parecem pequenos, mas que fazem toda a diferença na forma de interpretar o mundo ao redor.
Por isso, o bilinguismo presente na metodologia canadense – criada há mais de meio século – ainda é
tão inovador. Ele propõe que o aprendizado dos dois idiomas seja feito ao mesmo tempo, de
maneira imersiva: os alunos precisam literalmente mergulhar em cada língua para poderem
apreendê-la e compreendê-la. É essa conexão entre a expressão e o contexto que faz o bilinguismo
canadense especial. O aprendizado da língua não é feito sem objetivo ou estratégia. Ele acontece não
apenas com uma função, mas também como uma maneira de conectar o aluno àquilo que ele vive:
seu lugar no mundo, suas emoções, suas necessidades e desejos.
As crianças aprendem, pelo contato com a língua inglês na escola, que ela é tão natural quanto a
língua portuguesa falada em casa, por seus pais, irmãos e outros familiares. Dessa forma, na Maple
Bear, o ensino para os pequenos começa com o inglês – pois a naturalidade do português já está em
suas outras esferas de convívio social. Já quem começa a apreender um pouco depois ou mesmo
adulto, de forma geral, tende a ter mais dificuldade, pois já possui uma língua materna enraizada.
É importante ressaltar que o impacto do bilinguismo genuíno ultrapassa as esferas profissional e
pessoal, ele abrange também aspectos cognitivos, pedagógicos e mentais. Há benefícios em relação
à cognição e linguística, por exemplo. A habilidade metalinguística é uma delas, que consiste em
associar diferentes significados a um mesmo vocábulo. Essa capacidade auxilia a desenvolver melhor
e mais rápido a leitura e escrita. Além disso, há um aprimoramento da atenção, utilizada para alterar
de idiomas conforme o contexto e necessidade. Essa mesma atenção pode ser aplicada também em
tarefas cotidianas, outro ponto importante.
Cabe desmistificar também algumas percepções equivocadas nesta área, como a de que aprender
dois idiomas ao mesmo tempo pode causar confusão nas crianças. Vários estudos, em diferentes
países, demonstram que não, pelo contrário, o conhecimento linguístico adquirido em uma língua
acaba ajudando no desenvolvimento da outra. Por exemplo, na questão de estruturas gramaticais,
criação de sentenças e até formação de alguns vocábulos há similaridades que podem ser
aproveitadas. Tampouco as crianças precisam de alguma capacidade especial ou tem dificuldades de
pronúncia, pois tudo ocorre de forma orgânica ao longo do desenvolvimento escolar.
Por fim, vale ressaltar que a metodologia de ensino geral também faz toda a diferença, tendo as
brincadeiras um papel muito importante, assim como a paixão pelo estudo e o aprendizado científico
baseado em hipóteses e investigação. Na abordagem canadense – já reconhecida como a melhor
entre os países de língua inglesa pelo PISA –, a segunda língua é utilizada no cotidiano da criança, em
atividades interessantes e motivadoras como brincar e pesquisar e artísticas como cantar e desenhar.
Assim, na Maple Bear, o bilinguismo permite que cada criança faça conexões entre ela mesma e o
mundo que a rodeia, ajudando-a por meio da língua, a compreender e interpretar melhor a realidade
que a cerca para toda a vida.
* Phyllis Hildebrandt é diretora acadêmica da Maple Bear.
Sobre a Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 500 escolas em 24
países, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é líder
mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta
qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as
melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado
no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de
toda a vida. No Brasil, a Maple Bear está presente em todos os estados do País com mais de 140
escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e
multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que
investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio
sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País.
Atendimento à imprensa - Maple Bear
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Rafael Machado – rafael@dfreire.com.br
Marcela Baptista – marcela@dfreire.com.br
Élida Gonçalves – elida@dfreire.com.br